Criar um Site Grátis Fantástico

A Bíblia e a Ressurreição

A Bíblia e a Ressurreição

 

PARTE 12

 

Os dias em que Jesus ficou no túmulo

 

Os evangelistas dizem claramente que Jesus teria ficado 3 dias na sepultura. Aprendemos desde criança também que os dias foram três.

Sempre foi ensinado assim, ocorre que pessoas mais atentas notaram que há um grande equívoco na quantidade de dias que Jesus realmente ficou no túmulo, assim, os defensores da Bíblia, trataram logo de arranjar uma interpretação que pudesse harmonizá-la, retirando assim a sutil contradição.

A Igreja Católica e os protestantes também sempre ensinaram que os dias foram três.

Mas apesar da louvável tentativa de harmonizar a Bíblia nesse ponto, eles fracassaram!

Uma das explicações dadas pelos crentes é que os dias não são dias completos de 24 horas, mas que esses “3” dias em que Jesus ficou no sepulcro envolveriam períodos incompletos que podem ser entendidos como completos. Dizem que há passagens que dá esse entendimento.

Há outros que apontam que os dias foram contados na perspectiva romana que adotavam um sistema de contagem do tempo diferente dos judeus. Já outros dizem o contrário, que o sistema foi o judaico e que esse adota períodos de um dia de 24 horas como dias inteiros.

Infelizmente, os crentes fracassaram novamente em resolver essa incoerência bíblica.

Por que dizemos isso?

Primeiro; porque Jesus disse que ficaria no túmulo 3 dias e 3 noites e comparou essa situação aos dias em que Jonas teria ficado dentro do grande peixe. Logo, esses dias eram dias no sistema hebreu de contagem, já que a estória de Jonas foi escrita para hebreus. Não teria sentido Jesus comparar sua situação a de Jonas e aplicar período de 3 dias num sistema diferente.

Segundo; o contexto revela que a contagem dos dias se deu no hebraico, isso é facilmente percebido, quando o evangelista nos diz que foi acelerado o processo de crucificação dos dois criminosos e de Jesus, tudo por causa do dia de sábado que se aproximava.

Lembrando que os hebreus contavam o dia a partir das 6 horas da tarde às 6 horas da tarde do dia seguinte.

O erro dos evangelistas, nesse caso, foi o mais grosseiro de todos os encontrados na Bíblia.

Vejamos, Jesus morreu na nona hora( às 3 horas da tarde), e como faltavam mais 3 horas para o sábado, foi enterrado antes de se terminar as 3 horas faltantes para se iniciar o sábado dos judeus. Os evangelistas, em seguida, nos informam que as mulheres foram ao túmulo no domingo bem cedo e ao chegar lá o corpo não mais se encontrava.

Concluímos com isso que Jesus ficou menos de 3 horas da sexta no túmulo, um dia inteiro do sábado e nenhuma hora do domingo. Portanto, a contagem que chegamos é: 1 dia de sábado e menos de 3 horas da sexta!

Onde estão os 3 dias e 3 noites falados pelo próprio Jesus?

Atentem para o significado dessas palavras: 3 dias e 3 noites!

Jesus queria dizer que ficaria no túmulo por 3 períodos de luz(dia) e 3 períodos de escuridão( noite). Só que percebemos que, na verdade, ele só ficou um período de luz( dia) e um período de escuridão(noite) todos do dia de sábado. As poucas horas da sexta não devemos nem considerar. Sabe por que?

Porque nessas 3 horas que faltavam para o sábado foram usadas para que José Arimateia fosse e pedisse o corpo a Pilatos, depois dentro dessas mesmas horas, foram feitos os preparativos para o enterro, como cobrir o corpo com faixas mortuárias e aromas e perfumes, cerca de 33 quilos de alóes e mirra. E estes produtos precisaram ser comprados e levados até as pessoas que preparavam o defunto.

Assim, ainda fomos generosos quando dissemos que Jesus ficou 3 horas da sexta e 1 dia inteiro do sábado. Quando na verdade, ele teria ficado apenas 1 dia!

Nem caindo na mentira dos crentes que afirmam que os dias não precisavam ser completos, chegaremos a 3 dias. E mesmo que entendamos que a contagem dos dias se deu no sistema romano, a conta dos 3 dias também não fecha.

Outro detalhe que vale a pena considerarmos, é: A quem Jesus disse que ficaria 3 dias e 3 noites no túmulo?

Os fariseus, saduceus e escribas nunca ouviram Jesus dizer que ressuscitaria no terceiro dia, apesar de ter dito que aquela geração pedia um sinal, mas que o único que seria dado seria o de Jonas.

 

Portanto, assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra.” Mateus 12:40

 

Nós o ouvimos exclamar: “Eu destruirei este templo construído por mãos humanas e em três dias edificarei outro, não erguido por mãos de homens”. Marcos 14:58

 

Em vista disso, os judeus lhe perguntaram: “Que sinal você pode nos mostrar como prova de que tem autoridade para fazer essas coisas?” Jesus lhes respondeu: “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei.” Então os judeus disseram: “Este templo foi construído em 46 anos, e você o levantará em três dias?” Mas o templo de que ele falava era o seu corpo. Quando ele foi levantado dentre os mortos, porém, seus discípulos se lembraram de que ele dizia isso, e eles acreditaram na passagem das Escrituras e no que Jesus tinha dito. João 2:19-22


Mesmo Jesus dizendo todas essas declarações aos fariseus, saduceus e aos seus próprios discípulos, todos estes não entenderam o que ele queria dizer. Eles, portanto, não sabiam que Jesus ressuscitaria no terceiro dia.

 

E lhes dizia: “O Filho do Homem será entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas, embora seja morto, será levantado três dias depois. No entanto, não entendiam o que ele lhes dizia e tinham medo de perguntar.”

Ora, se os discípulos e os inimigos de Jesus não sabiam dos dias que ele ficaria no túmulo, tanto é que, em plena manhã de domingo, somente as mulheres foram levar aromas para o corpo, acreditando que o mesmo ainda estivesse morto, então como é que os fariseus disseram isso: “No outro dia, o dia seguinte ao da Preparação, os principais sacerdotes e os fariseus se reuniram perante Pilatos e disseram: “Senhor, nós nos lembramos de que aquele impostor dizia, enquanto ainda estava vivo: ‘Depois de três dias eu serei levantado.’ Portanto, ordene que se mantenha a sepultura em segurança até o terceiro dia, para que não venham os discípulos dele e o furtem, e digam ao povo: ‘Ele foi levantado dentre os mortos!’ Então esta última mentira seria pior do que a primeira.” Pilatos lhes disse: “Vocês podem levar soldados. Vão, mantenham a sepultura tão segura quanto puderem.” De modo que foram manter a sepultura em segurança, lacrando a pedra e colocando os soldados de guarda.” Mateus 27:62-66

 

O fragmento acima é mais outra mentira ou equívoco proposital de Mateus. Tudo não passa de um enredo criado cujos acontecimentos e fatos só são sabidos por aqueles que os escritores querem que saibam.

Como vimos, nem os discípulos de Jesus sabiam e nem entendiam a declaração “O Filho do Homem será entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas, embora seja morto, será levantado três dias depois” e Mateus diz que os fariseus entenderam essa declaração!

Mesmo desconsiderando o fato de que os fariseus não sabiam que Jesus ressuscitaria no terceiro dia, como é que eles no fragmento acima, saberia como seria essa contagem de dias na sepultura? Pois como vimos nem 2 dias ficou Jesus na sepultura!

Era impossível que imaginassem que menos de 3 horas da sexta seriam contadas como um dia de 24 horas com mais as 24 horas do sábado e dessem 3 dias. Só se eles soubessem como seria essa contagem na cabeça do deus hebreu que ressuscitou Jesus!

As explicações dos crentes são mentiras maiores que as contadas pelos evangelistas. Porque todos, sem exceção, quando mencionam o tempo que Lázaro ficou morto, falam de 4 dias. Nunca dizem que esses dias envolvem períodos incompletos que são contados como completos, ou que esses dias foram contados em um outro sistema de tempo. Só no caso de Jesus que inventaram essa mentira, porque é facilmente perceptível que os escritores não são inspirados, vez que cometeram essa grande falha.

 

 

Ultimas Atualizações
Início  (10-10-2024)
Contatos  (10-10-2024)
Deixe seu comentário:  (10-10-2024)

Rating: 3.1/5 (36 votos)

ONLINE
1