Criar um Site Grátis Fantástico

A Bíblia e a Ressurreição

A Bíblia e a Ressurreição

PARTE 1

 

A ressurreição de Jesus

 

A base ou alicerce de toda a fé cristã, segundo a Bíblia, está na ressurreição de Jesus.

A ressurreição de Jesus seria um tipo de garantia ou serviria como uma carta de alforria.

Veja como define um dicionário da internet a alforria:“Liberdade concedida pelo senhor ao escravo; libertação.”

É justamente, à condição de escravos que a Bíblia compara a situação dos filhos de Adão. Os cristãos ensinam que o pecado, supostamente, transferido por nossos primeiros pais, teria nos rebaixados à condição de escravos. O pecado, portanto, seria nosso senhor e dono.

O pecado nos prende pelas mãos e pernas com suas fortes amarras, castigando-nos com seus aguilhões. Seríamos forçados a fazer a vontade desse senhor que, por fim, acabaria nos levando à morte eterna.

Como escravos que, há anos, gritavam por sua libertação, assim se comportavam os filhos de Adão. Apenas um outro senhor muito mais forte e mais poderoso que o primeiro seria capaz de libertar-nos da moribunda condição imposta pelo nosso algoz, o pecado.

Deus seria aquele que tinha a condição de nos comprar por meio de um preço ou um resgate. Comprando-nos e nos fazendo escravos e seus filhos novamente.

 

Mas nenhum homem a si mesmo pode salvar-se, nem pagar a Deus o seu resgate. Caríssimo é o preço da sua alma, jamais conseguirá.” Salmos 49:7,8

 

A figura de um resgate está presente no Velho Testamento, ele ocorria quando um hebreu ao oferecer um sacrifício ou mesmo santificasse algum bem ao seu deus, caso se arrependesse, poderia dar outra coisa em lugar da primeira, oferecendo assim um resgate ou uma troca.

 

Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.Êxodo 13:12,13

 

Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.” Êxodo 13:15

 

Paulo nos diz ainda: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.”
Romanos 5:12-16

 

Acrescenta ainda Paulo:“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:22,23

 

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20

 

Portanto, todo o credo do Novo Testamento passa pela ressurreição de Jesus. Ela é a razão de ser do cristianismo. Havendo qualquer tipo de mácula na crença da ressurreição de Jesus, todo o arcabouço cristão se desmoronará. Esta crença é a base de sustentação de um sistema de crenças.

Mas será que há verdade em toda essa estória? Foi mesmo Jesus ressuscitado? Quem viu esse acontecimento tão importante? Será que a Bíblia é capaz de nos fornecer fortes evidências da ressurreição daquele que veio nos remir das garras do suposto pecado herdado por nossos pais Adão e Eva?

Não seria tudo uma estória inventada e que por ter sido repetida e repetida, por diversas vezes, se transformou em algo real para alguns que viviam numa época de pura superstição e crendices ligadas ao sobrenatural e ao divino?

 

Vamos fazer uma longa viagem nos textos bíblicos que tratam do assunto e vermos se, de fato, Jesus ressuscitou. Não nos preocuparemos com a questão da existência ou não de Jesus, mas somente com sua ressurreição e os fatos que a envolvem.

 

 

Rating: 3.2/5 (28 votos)

ONLINE
1