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Acabe, o rei mau de Israel

Acabe, o rei mau de Israel

 

 

 

O rei chorão!

 

A narrativa bíblica que analisaremos diz respeito a um episódio envolvendo o rei, Acabe, de Israel. A Bíblia se refere a esse rei como sendo muito mau, tão mau que a todo momento, servirá de referência aos demais reis que o sucederão em Israel e aos que se assentarão no trono em Judá. Acabe será um modelo de rei mau e ruim!

Conta a Bíblia que havia um homem de nome Nabote que possuía um vinhedo ao lado do castelo desse rei. Acabe decidiu comprar ou obter por meio de troca aquele vinhedo pertencente àquele homem, entretanto, este homem recusa vendê-lo ou trocá-lo com o rei, alegando que esse terreno era de herança de seus antepassados e que, portanto, não poderia ser vendido, sair de sua posse, já que deus não o permitiria.

Assim, Acabe insatisfeito por não ter conseguido o que queria, chega em seu castelo muito triste. Parecendo uma criança emburrada cujo pirulito não conseguiu chupar! Risos!

Tem que ser uma outra criança para levar a sério uma estória cujo enredo é tão infantil assim. Quem não consegue ver que essa estória é uma invenção? E o pior, é muito evidente sua infantilidade!

Pois bem, sabendo Jezabel, que seu marido está triste por causa de Nabote, resolve intervir na questão apresentada por ele.

Jezabel arma uma trama em que coloca Nabote como homem que havia amaldiçoado a deus e ao rei, consegue sucesso em seu intento, porque contrata duas falsas testemunhas que acusa Nabote.

Por fim, Nabote é morto a pedradas e seu vinhedo cobiçado é entregue ao rei Acabe que fica feliz da vida!

Porém, Javé o deus justo que tudo via e a tudo acompanhava, envia Elias até acabe para comunicar-lhe sua indignação com o ato desumano e assassino de Acabe.

Sinceramente, é muito engraçada as estórias da Bíblia.

Tem quer ser muito inocente ou mesmo muito ignorante para não perceber o quanto elas são risíveis!

O teor desse texto além de ser infantil é completamente descabido!

Pense por um pouco, você acha que um rei se submeteria a vontade de um miserável como Nabote?

Você acha que um rei absolutista, muito mais canalha que aqueles de que temos notícia da Idade Média, iria simplesmente para casa por receber um “não” de um plebeu miserável que só estava vivo por sua vontade?

Os reis tinham em suas mãos a vida e a morte daqueles que lhes estavam sujeitos.

Repito, só gente idiota, sem noção de mundo que leva a sério um conto ridículo desse.

A primeira coisa que esse rei faria era pedir a cabeça desse plebeu e de sua família. E ainda mais sabendo que Acabe era um rei mau como diz a Bíblia, como uma pessoa assim, seria tão passiva e tranquila?

Além disso, a lei dos hebreus dizia que o rei poderia fazer tudo que quisesse. Ao rei lhe foi dado o direito de possuir quaisquer terras de quem quer que fosse, poderia transformar quem quisesse em escravo, poderia tomar para si mulheres entre as filhas de quem quer que fosse, cobrar impostos que no texto chama de dízimos. E mais, a lei lhe dava tantos poderes que nem Javé poderia interferir nas más ações do rei. É óbvio que esse último comando real é o truque do escritor para justificar os desmandos dos reis e dizer que seu deus não agia por causa disso. A enganação é muito boa. Abaixo transcrevo os comandos reais:

 

“Então Samuel comunicou ao povo o que o Senhor lhe dissera: Se insistem em ter um rei, saibam que este recrutará os vossos filhos e os porá a correr diante dos seus carros; outros serão tomados para fazerem as guerras, como soldados e oficiais; enquanto outros ainda irão, em serviço obrigatório, trabalhar para os campos; forçá-los-ão a lavrar as terras da coroa e a ir para as ceifas, sem renumeração; terão também de fazer as armas de guerra e os apetrechos dos carros de combate. Levará as vossas filhas, obrigando-as a trabalhar como cozinheiras, pasteleiras e perfumistas na sua corte. Tomará para si as vossas melhores terras, vinhas e olivais, dando-as aos seus amigos. Levará igualmente o dízimo das vossas colheitas e distribuí-las-á aos seus favoritos. Tirar-vos-á também os vossos criados e o melhor da vossa juventude; usará dos vossos animais para seu proveito pessoal. Pedir-vos-á a décima parte dos vossos rebanhos e vocês mesmo deverão ser seus escravos. Haverão de derramar lágrimas amargas por causa desse rei que agora estão a pedir, mas nessa altura o Senhor não vos há-de ajudar.” 1 Samuel 8:10,11

 

A mesma lei a que o rei supostamente estava sujeito dizia que as terras recebidas por herança não poderiam ser vendidas, não poderiam sair da posse de uma família.

 

“A terra não deve ser vendida definitivamente, porque a terra é minha. Pois, do meu ponto de vista, vocês são residentes estrangeiros e colonos. Em toda a terra que lhes pertence vocês devem conceder o direito de resgate da terra.” Levítico 25:23-24

 

“No ano do jubileu, cada um de vocês deve retornar à sua propriedade.” Levítico 25:13

 

“Se um homem vender uma casa numa cidade com muralhas, seu direito de resgatá-la vigorará até completar um ano desde o tempo da sua venda; seu direito de resgatá-la vigorará por um ano inteiro. Mas, se não for resgatada dentro do prazo de um ano inteiro, a casa que está na cidade com muralhas se tornará propriedade permanente do seu comprador por todas as suas gerações. Não deve ser devolvida no jubileu. No entanto, as casas dos povoados sem muralhas devem ser consideradas como parte dos campos do país. O direito de resgate dessa casa deve continuar a vigorar, e ela deve ser devolvida no jubileu.” Levítico 25:29-31

 

pelo que tudo indica essa regra valia entre os colonos, mas não entre os reis. Volte aos comandos acima e veja que o rei poderia transformar em escravos a quem ele quisesse, e pessoas nessa condição não eram proprietárias nem de seu direito mais básico, que era a vida.

Atente-se também para os detalhes, o comando acima dizia, inclusive, que as melhores terras, vinhas e olivais, se o rei quisesse, poderiam ser dadas a seus amigos.

E as terras de Nabote era um vinhedo, portanto, a coroa tinha domínio absoluto sobre quaisquer terras, inclusive as obtidas por herança!

Comprovando que temos razão, quando afirmamos que as proibições presentes na lei quanto à venda de terras herdadas.

A lei que garantia direitos aos reis estava acima dessas proibições!

Portanto, essa estorinha mostra-se patética, ridícula, infantilizada e descabida. A própria Bíblia apresenta os fundamentos para descredibilizá-la. A Bíblia nos dá os elementos para dizermos que essa estória é uma invenção. Só quem não consegue interpretar uma só linha de um texto que dirá que essa estória tem dedo de deus!

No que diz respeito a presença de Javé no conto, vemos que ele supostamente sabe das intenções más de Jezabel e de toda sua trama, mas não faz nada!

O crente infantilizado para justificar a inércia desse deus que nunca existiu, dirá que Jezabel agiu no uso de seu livre-arbítrio. Mas por que será que Jeová só age depois que o mau ou o dano já foi feito? Se fosse questão de livre-arbítrio, não agiria em momento algum, já que quem pratica o mal está no uso de seu livre-arbítrio.

Mas depois que alguém inocente é morto, ele aparece para castigar aparentemente o malfeitor aparente!

E a resposta de Jeová por meio de Elias é muito engraçada, parece um imbecil, sem noção alguma, Veja:

 

'Não terá sido bastante que tenhas morto Nabote? Irás ainda roubá-lo? Visto que fizeste tamanha maldade, o teu sangue virá a ser lambido por cães, fora da cidade, tal como lamberam o sangue de Nabote!' - Risos!

 

Jeová pergunta a Acabe se ele não acha suficiente ter matado Nabote e ainda o quer roubar. O homem estava morto! Qual a diferença? O mais grave que foi a morte de Nabote já tinha acontecido, o roubo era o de menos!

E o sangue que ele diz conter a vida e, portanto, é sagrado, ele determina que cães imundos o chupem. Onde está a santidade do sangue, Jeová?

Ou será que a vida de Acabe e de seus filhos e esposa não estavam no sangue?

Esse deus é muito brilhante em suas deduções. Realmente seus pensamentos são muito superiores aos nossos, pobres mortais pecadores! - Risos!

A lógica e o senso de justiça de Jeová são piores que o do próprio rei Acabe!

Lembram-se do belicoso, sanguinário, assassino e adúltero Davi?

Pois então, compare os crimes cometidos por Davi e os de Acabe. Quem pecou mais?

Davi matou um homem e adulterou. Quem matou Nabote foi Jezabel, o texto não diz que foi Acabe, ainda que suponhamos que tenha havido sua participação.

Nosso senso de justiça nos diz que tanto Acabe quanto Davi eram assassinos e no rigor da lei dos hebreus, deveriam morrer. Isso se houvesse mesmo lei dos hebreus nessa época, é claro! E se houvesse, sabemos que efeito algum teria sobre um rei naqueles tempos. Isso é fato!

Se nossas leis muito superiores às que supostamente teriam os hebreus, quase efeito nenhum têm sobre nossos governantes que nos roubam e violam direitos a todo momento, imagine em tempos daqueles em rei era um deus ou filho de um deus!

Depois que recebe a sentença de Javé, Acabe, diz o texto que ele se humilha diante de Javé. Dessa forma, jeová decide direcionar sua ira contra outras pessoas, não mais contra Acabe!

Pra Javé a simples humilhação de um assassino sanguinário e ladrão é suficiente para que seus crimes sejam esquecidos e a paga por tais seja aplicada aos seus descendentes!

Que deus justo e maravilhoso, como ele é sábio!

Sabe para quem Jeová decidiu direcionar suas pragas e maldições?

Jeová é um deus copia e cola, ele agiu igualzinho como agiu no caso de Davi. No caso de Davi, Javé matou o filho do adultério e no caso de Acabe, ele promete matar todos os seus descendentes.

Na Bíblia é assim, as maldições ou sentenças dos verdadeiros culpados são passadas dos pais para os filhos. A pena passa da pessoa do condenado!

Na verdade, os reis não estavam sujeitos à lei hebraica alguma, não havia lei de Moisés coisa nenhuma. Tanto que as leis que os reis hebreus deveriam observar eram as mesmas que reis pagãos observavam!

Por isso, em seus contos, os filhos dos reis é que são castigados, e quando chega o tempo desses filhos serem castigados, o castigo passa novamente a seus filhos. Pode notar, os contos em sua maioria é assim.

Por exemplo, Salomão era para ser castigado, mas quem receberia o castigo seria seu filho Roboão. Chega o tempo de Robão e quem deve ser castigado agora? Seria Roboão, mas de novo, o castigo passa ao filho de Robão. Conto é assim!

O escritor desse conto é alguém que vive numa época em que a lei hebraica já existia, por isso, ele ao contar esse e outros contos, os narra como se naquele época já houvesse a lei que ele conhece em seu tempo.

É como se você escrevesse uma carta hoje usando “ph” na palavra farmácia para enganar outras pessoas de seu tempo quando a lesse, pois elas imaginariam que aquela carta pertencia a uma pessoa de uma época muito, muito passada!

Esse truque foi usado pelos escritores posteriores da Bíblia!

Não se esqueçam de prestarem atenção ao comportamento de Acabe, quando volta para seu castelo, após receber o “não” de Nabote. A cena é de dar dó, pobrezinho de Acabe! - Risos!

 

“Nabote, um indivíduo de Jezreel, tinha uma vinha nos subúrbios da cidade, perto do palácio do rei Acabe. Um dia o rei propôs-lhe comprar-lhe aquele pedaço de terra. Quero fazer um jardim dessa terra, explicou-lhe, porque está junto ao palácio. Oferecia-lhe pagar em dinheiro ou por troca com outra vinha melhor. Mas Nabote respondeu: Não, eu nunca poderia vender essa terra porque se trata de uma herança dos meus antepassados, já de há muitas gerações. Deus não mo permite. Acabe foi para casa abatido e indignado. Não queria comer e meteu-se na cama, com a cara virada para a parede. Que desgosto tão grande é esse?, perguntou-lhe a mulher, Jezabel. Por que é que nem sequer queres comer? Pedi a Nabote que me vendesse a vinha, ou que ma trocasse, e recusou!, disse-lhe Acabe. Mas afinal, és tu ou não o rei de Israel? Trata mas é de te levantares, e de andares normalmente, porque eu me ocuparei desse assunto - eu hei-de obter essa vinha de Nabote! Jezabel pôs-se então a escrever uma série de cartas, em nome de Acabe, com o selo real, e endereçou-as aos líderes da cidade de Jezreel, onde vivia Nabote. Nelas dava a seguinte ordem: Façam uma proclamação por toda a cidade, para que a população jejue e ore. Convoquem Nabote, e arranjem dois marginais que o acusem de ter amaldiçoado Deus e o rei. Levem-no depois e executem-no. Os chefes municipais obedeceram àquelas instruções. Convocaram uma reunião, acarearam Nabote com dois meliantes, os quais, sendo gente sem consciência, o acusaram de ter amaldiçoado Deus e o rei. Nabote foi arrastado para fora da cidade e apedrejado até morrer. Depois, os líderes da cidade participaram a Jezabel que Nabote já estava morto. Quando a rainha tomou conhecimento disso, falou a Acabe: Lembras-te da vinha que Nabote não te queria ceder? Pois bem, já poderás tê-la. O homem morreu! Então Acabe desceu para ir tomar posse da terra. No entanto o Senhor disse a Elias: Vai até Samaria para falares a Acabe. Ele há-de estar na vinha de Nabote, tomando posse dela. Dá-lhe esta mensagem da minha parte: 'Não terá sido bastante que tenhas morto Nabote? Irás ainda roubá-lo? Visto que fizeste tamanha maldade, o teu sangue virá a ser lambido por cães, fora da cidade, tal como lamberam o sangue de Nabote!” 1 Reis 21:1,3-8,11,15-18

 

“Acabas sempre por me encontrar, meu inimigo!, exclamou Acabe para Elias. Sim, é verdade, respondeu Elias. Vim aqui para te dar a conhecer a maldição que Deus põe sobre ti, porque te vendeste para fazeres o que é mau perante o Senhor.
O Senhor trará grande mal sobre ti e te varrerá para longe; não deixará que um só dos teus descendentes masculinos sobreviva! Deus destruirá a tua família, como o fez com a de Jeroboão e a do rei Basha, porque acendeste a sua ira muitíssimo, e levaste todo o Israel a pecar. O Senhor também me disse que os cães de Jezreel despedaçarão o corpo da tua mulher Jezabel. Os membros da tua família que morrerem na cidade serão comidos pelos cães e os que morrerem no campo serão devorados pelos abutres.” 1 Reis 21:20,21

 

“Não houve ninguém que se tivesse vendido como Acabe, para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, instigado por Jezabel, sua mulher. A sua culpa era especialmente agravada porque prestava culto aos ídolos, tal como os amorreus - o povo que Deus tinha lançado fora da terra para dar lugar ao seu povo de Israel. Quando Acabe ouviu estas profecias, rasgou a roupa que trazia vestida, cobriu-se com um saco com que até dormia, jejuou, e andava profundamente humilhado. Mais tarde veio ainda outra mensagem a Elias: Estás a ver como Acabe anda humilhado perante mim? Visto que tomou essa atitude, não farei o que lhe prometi durante o tempo da sua vida; isso dar-se-á com os seus filhos; destruirei os seus descendentes.” 1 Reis 21:25,27-29

 

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