|
Tweet |
|
2 |
PARTE 13
Com que corpo teria Jesus sido ressuscitado
Esse é um tema que vez e outra é motivo de muita discussão. Mas afinal de contas, com que corpo foi Jesus ressuscitado?
A grande massa de religiosos concordam que Jesus ressuscitou com o mesmo corpo físico, porém há uma pequena minoria que pensam o contrário. Estas acreditam que o corpo físico de Jesus teve o mesmo processo que o de Elias, Moisés e Enoque. Alguns acreditam que estes personagens não tiveram a degradação física de seus corpos. Dizem que eles teriam morrido, mas que não tiveram seus corpos deteriorados da mesma maneira que ocorre com as pessoas em geral.
Qualquer pessoa que venha ler os evangelhos jamais compreenderá que Jesus não tenha ressuscitado com o mesmo corpo.
Os antigos judeus tinham muitas crenças não muito diferentes das dos outros povos. Muitos acreditavam em espíritos, demônios, gênios e anjos.
Por duas vezes, os discípulos de Jesus imaginaram que ele fosse um fantasma, alma penada, um mau espírito. Eles tinham um pavor dessas coisas!
" Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados." Marcos 6:49, 50:
” E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles.” Lucas 24:36-37
Na passagem acima, vemos o medo que os discípulos tiveram ao ver Jesus. Acreditavam que estavam vendo um espírito!
Para convencê-los de que não se tratava de um, Jesus pediu que lhe tocassem.
O que Jesus queria provar com isso?
Com isso, Jesus demonstrava que se ele fosse um espírito, seus discípulos não poderiam tocá-lo, pois espíritos não possuem corpos físicos palpáveis, além disso, demonstrou que espíritos não podem se alimentar com peixes.
Há crentes que afirmam que Jesus na verdade havia se materializado e usou um corpo físico parecido com o que tinha quando em vida. Dizem que o corpo físico de Jesus foi oferecido em sacrifício pelos pecados, logo não poderia reavê-lo. Tentam provar suas conclusões, por exemplo, por dizerem que os discípulos não reconheceram Jesus no primeiro momento, confundindo-o até com um jardineiro e que, por duas vezes, Jesus teria entrado numa casa, onde estava os apóstolos quando as portas estavam fechadas.
Mas isso não corrobora o entendimento que têm!
Primeiro, com relação ao não reconhecimento das mulheres e dos discípulos da pessoa de Jesus, o texto deixa claro que o motivo se deu porque lhes foi fechado o entendimento para que não o reconhecessem.
Segundo, o evangelista nos diz que as mulheres foram de madrugada, quando ainda era escuro, ou seja, o não reconhecimento imediato pode ter se dado por causa da escuridão.
Terceiro, o fato de Jesus aparecer no meio deles mesmo estando as portas cerradas, não significa que ele tenha se materializado e tenha usado de um outro corpo. Se isso fosse verdade, então Jesus seria um mentiroso, pois convenceu os discípulos de que ali de fato se tratava de seu corpo que fora posto na cruz, tanto que lhes apresentou num corpo com todas as marcas e feridas que havia sofrido, além de comer peixe e mel com o objetivo de lhes mostrar justamente ser ele. E mais, que ressurreição maluca seria esta de Jesus, se as escrituras e ele próprio dizia que no terceiro dia se levantaria dentre os mortos? Se aquele não era seu corpo original como então se poderia afirmar que tivesse ressuscitado? Isso teria cara de farsa espiritual!
Essa era a ideia que os discípulos tinham de ressurreição. Muito similar a que a Igreja Católica ensina em um de seus credos: "(…) na ressurreição da carne, … (…)"
É claro que todo essa estória é uma farsa.
Note que Jesus quando foi transfigurado no monte revelou-se em um corpo cujo rosto brilhava tanto quanto o sol e suas roupas eram mais brancas quanto à neve, mas quando ressuscitou, os discípulos não viram esse Jesus glorioso, a ponto de o confundir com um jardineiro, ou seja, o corpo de Jesus era igual a qualquer outro!
Paulo tinha uma ideia um pouco diferente da ressurreição. Para este, os corpos dos que adormeciam na morte seriam transformados e /ou modificados e seriam iguais ao do Jesus ressuscitado, eles, portanto, teriam um corpo glorioso.
Paulo entendia que corpos de carne e sangue não poderiam entrar nos céus espirituais. Assim, esses corpos antes corruptíveis seriam transformados em incorruptíveis.
Mas o que se deve ter em mente é que as cartas de Paulo apresentam uma mensagem diferente, em muitos aspectos, a dos evangelistas.
Jesus demonstrou claramente que o corpo ressuscitado era aquele de carne e sangue que possuía. E isso contraria a doutrina da ressurreição de Paulo.
|
Tweet |
|
2 |